Pular para o conteúdo principal

Conto #14 - Um frágil ancião (H. P. Lovecraft, EUA, 1920)

"Ademais, um lobo-do-mar tão entrado em anos só podia ter sido testemunha de vintenas de fatos muito mais excitantes, nos dias longinquos de sua juventude já esquecida."
Um pequeno conto de Lovecraft que, pasmem, não é narrado em primeira. A trama é sobre um assalto mal sucedido à casa de um velho senhor que lá no fundo, não é tão indefeso assim. Há um lampejo do horror "cósmico" em um texto onde o tudo é muito mais sugerido do que mostrado.
(Onde ler: Um sussurro nas trevas, H. P. Lovecraft, Editora Francisco Alves, 1983)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conto #7 - Assombrações de Agosto (Gabriel García Márquez, Colômbia, 1980)

A narrativa sútil de Marquez parece subverter o estranhamento do fantástico, mas será mesmo? Ou será apenas mais uma ferramenta? Enfim, num conto de pouquíssimas páginas, o autor desconstrói o fantástico numa trama simples, que lembra um relato de viagem, e na própria descrição do antigo castelo (supostamente mal assombrado), cuja a arquitetura antiga foi toda modificada. Mas lá no fundo, num quarto escuro, nada foi mexido. (Onde ler:  Doze Contos Peregrinos , Gabriel García Márquez, Editora Record, 2008)

Conto #29 - A força humana (Rubem Fonseca, Brasil, 1965)

Mais uma vez o autor trabalha o homem em busca de seu lugar no mundo contemporâneo tendo como cenário a cidade grande. A força humana do conto não é somente metafórica, é a força física, a beleza do corpo...  (Onde ler: A coleira do cão , Rubem Fonseca, Editora Nova Fronteira, 2014)

Conto #64 - A noiva da casa azul (Murilo Rubião, Brasil, 1947)

Um dos contos mais legais de Rubião principalmente pela atmosfera onírica no melhor estilo Além da Imaginação . Ah, e sempre me agradam os finais abertos que te obrigam a pensar após de terminar de ler o texto e de uma maneira ou outra, escrever o seu final.  (Onde ler: Murilo Rubião - Obra completa , Murilo Rubião, Editora Companhia das Letras, 2010)