Conto maravilhoso onde o estramento é absurdo. Uma das interpretações, a mais comum, é que o tema aborda a desumanização do ser humano. De concreto: um homem conhece um coelhinho (Teleco) na rua e, depois de um diálogo, se sensibiliza e leva-o para casa. O coelho tem o poder de se metamorfosear em outros animais e inicialmente o faz para agradar as pessoas. Mas logo, problemas característicos aos humanos começam a destruir a relação.
(Onde ler: Murilo Rubião - Obra completa, Murilo Rubião, Editora Companhia das Letras, 2010)
A narrativa sútil de Marquez parece subverter o estranhamento do fantástico, mas será mesmo? Ou será apenas mais uma ferramenta? Enfim, num conto de pouquíssimas páginas, o autor desconstrói o fantástico numa trama simples, que lembra um relato de viagem, e na própria descrição do antigo castelo (supostamente mal assombrado), cuja a arquitetura antiga foi toda modificada. Mas lá no fundo, num quarto escuro, nada foi mexido. (Onde ler: Doze Contos Peregrinos , Gabriel García Márquez, Editora Record, 2008)
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